terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vilar dos Coqueiros – Itaguaí – RJ, em busca de dignidade

Os moradores da localidade Vilar dos Coqueiros em Itaguaí – RJ, vivem um dilema social, não podem receber investimentos da Prefeitura municipal de Itaguaí apenas porque a pista da NUCLEP corta esta localidade e ainda um encarregado da Nuclep que anda em um veículo Astra preto placa LUU-6667, vive importunando os  moradores dizendo que eles não podem fazer isso, não pode fazer aquilo. Este senhor deve mais se preocupar com seus a fazeres profissionais ao invés de ficar importunando  moradores, e os chamando de invasores moradores com mais de 30 anos vivendo nesta localidade.

Vale a pena destacar que a localidade de Brisamar também em Itaguaí faz parte da área das docas e nenhum morador foi retirado ou impedido de construir ou ficam sendo importunados por este funcionário da Nuclep. Vamos lutar por nossos direitos básicos saneamento básico, educação, saúde e segurança pois não há dignidade sem respeito e quando o povo não é respeitado a democracia e o diálogo ficam em segundo plano.

Pedimos a Nuclep para que tome providências para que este encarregado pare de ficar importunando moradores do Vilar dos Coqueiros, quer resolver os problemas sociais da comunidade? Quer dar dignidade a estes moradores? Não! Então por favor já estamos cheios de promessas demais.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Itaguaí ganha 16 escolas em período integral

De acordo com a prefeitura, vão ser inauguradas 14 novas creches e escolas em diversos bairros. Outras duas unidades ganharão programa do Ministério da Educação

Rio - Para o próximo período letivo, a rede municipal de ensino de Itaguaí contará com mais 16 unidades escolares com extensão da carga horária. Estão em construção mais sete escolas de período integral e sete creches em diversos bairros da cidade: Engenho, Mangueira, Amendoeiras (Teixeira), Centro, Somel, Parque Primavera e Gleba B do Chaperó, Vila Geny, Piranema e Mazomba.
Todas as escolas têm capacidade para até mil alunos e funcionarão com o programa de educação integral da prefeitura, assim como as creches, que comportam 180 crianças. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) pré-selecionou algumas unidades de ensino do município para implantar o Programa Mais Educação, que garante complemento escolar, com extensão da carga horária para os estudantes, mediante o repasse de R$ 37 mil por escola para serem aplicados nos 10 meses letivos.
De acordo com a Secretaria de Educação de Itaguaí, das três escolas selecionadas pelo Governo Federal, apenas duas estão confirmadas até o momento: a Chaperó e a Severina dos Ramos de Sousa. Na Vereador Américo Rodrigues de Amorim já funciona o programa de ensino em tempo integral realizado pela Prefeitura de Itaguaí.
Na última Prova Brasil, a unidade teve a melhor classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Baixada e figurou em 29º lugar na lista das melhores escolas do estado. Também foi a única da região entre as 100 primeiras.
Das outras duas unidades beneficiadas, apenas uma já realizava algum programa de educação complementar, como é o caso da Chaperó, onde funciona o Escola Aberta, outro programa do Ministério da Educação. Para a Severina dos Ramos de Sousa, em Coroa Grande, que atende quase mil alunos, o Mais Educação deverá ser ainda mais importante. Até o dia 15 de fevereiro, serão avaliadas as atividades mais compatíveis com cada unidade, que englobam esporte, oficinas culturais e reforço escolar.

Casa de Cultura tem 370 vagas em oficiais de pintura e artesanato

Nesta segunda-feira, dia 9, a Casa de Cultura de Itaguaí abre inscrições para cursos gratuitos de artesanato. São 370 vagas divididas entre temas como pintura em tecido (90), pintura em tela (90), biscuit (60), bijuteria (45), arte com fibra de bananeira (45), pintura em madeira (30) e desenho artístico (10). Os cursos têm duração de 1 a 3 anos, com turmas infantis, para adulto e uma especial para idosos. As aulas acontecem uma vez por semana nos turnos da manhã (das 9h às 12h) e da tarde (das 14h às 17h).
Com enfoque na qualificação profissional, o objetivo dos cursos é ajudar os moradores a ampliarem sua renda. Algumas turmas, como a de desenho artístico, são preparatórias para a prova específica do vestibular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). De acordo com a coordenadora das oficinas, Kátia Rosana Freitas, além de capacitar jovens e adultos, as aulas podem ser utilizadas como terapia ocupacional para idosos.
“Depois que algumas senhoras trouxeram atestado médico indicando nossos cursos, surgiu uma demanda para a criação de uma turma especial para pessoas acima de 60 anos”, afirma a coordenadora. Os interessados devem comparecer à Casa de Cultura de Itaguaí, localizada na Rua Ismael Cavalcante, s/nº, Centro. É necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. As aulas do novo semestre começam no dia 6 de fevereiro. Mais informações: 2688-8460.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tentativa de homicídio termina com menina baleada no final da pista da NUCLEP.

Uma menina de aproximadamente 10 anos de idade foi atingida por uma bala perdida após uma tentativa de homicídio no final da pista da NUCLEP próximo a academia do Gerê e a cancela entre o loteamento Vilar dos Coqueiros e a Vila Geny em Itaguaí. Segundo populares por volta das 21:30 de hoje uma moto amarela com um indivíduo  foi alvejada por 3 disparos de arma de fogo, sendo que um dos disparos acertou a menor que no momento voltava da igreja caminhando pela rua. A menor foi alvejada com um tiro nas costas, populares relataram que foi acionada o SAMU mas não foram atendidos, tentaram ligar também para o DPO da entrada da Ilha da Madeira mas o telefone chamava e nenhum policial atendeu. Um morador teve que ser chamado para socorrer a menor já que o serviço de emergência do SAMU foi inoperante, segundo informações o homem que estava na motocicleta também foi alvejado mas  conseguiu fugir em direção a prainha e desapareceu. 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Noite do dia 24 dezembro de 2011 as 00:00 em Vilar dos Coqueiros em Itaguaí

A noite da véspera de natal no bairro Vilar dos Coqueiros em Itaguaí foi assombroso, um lugar que parece fazer parte de cenários de filmes de terror tamanho a escuridão e desprezo da prefeitura municipal de Itaguaí. Os únicos pontos de iluminação são os que os próprios moradores disponibilizam em seus portões mesmo assim é uma iluminação muito deficiente pois são usadas lâmpadas comuns para a iluminação noturna. Pedimos a prefeitura de itaguaí que instale iluminação pública no bairro Vilar dos Coqueiros pois o loccal a noite é um lugar propício para atividades criminosas e ílicitas devido a grande escuridão que se dá a noite.

Veja as fotos do bairro Vilar dos Coqueiros – Itaguaí na véspera de natal de 2011

Rua 3 Vilar dos Coqueiros - Itaguaí Rua 3 Vilar dos Coqueiros - Itaguaí

Rua 3 Vilar dos Coqueiros - Itaguaí Rua 3 Vilar dos Coqueiros - Itaguaí

Rua 3 Vilar dos Coqueiros - Itaguaí