segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Itaguaí ganha 16 escolas em período integral

De acordo com a prefeitura, vão ser inauguradas 14 novas creches e escolas em diversos bairros. Outras duas unidades ganharão programa do Ministério da Educação

Rio - Para o próximo período letivo, a rede municipal de ensino de Itaguaí contará com mais 16 unidades escolares com extensão da carga horária. Estão em construção mais sete escolas de período integral e sete creches em diversos bairros da cidade: Engenho, Mangueira, Amendoeiras (Teixeira), Centro, Somel, Parque Primavera e Gleba B do Chaperó, Vila Geny, Piranema e Mazomba.
Todas as escolas têm capacidade para até mil alunos e funcionarão com o programa de educação integral da prefeitura, assim como as creches, que comportam 180 crianças. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) pré-selecionou algumas unidades de ensino do município para implantar o Programa Mais Educação, que garante complemento escolar, com extensão da carga horária para os estudantes, mediante o repasse de R$ 37 mil por escola para serem aplicados nos 10 meses letivos.
De acordo com a Secretaria de Educação de Itaguaí, das três escolas selecionadas pelo Governo Federal, apenas duas estão confirmadas até o momento: a Chaperó e a Severina dos Ramos de Sousa. Na Vereador Américo Rodrigues de Amorim já funciona o programa de ensino em tempo integral realizado pela Prefeitura de Itaguaí.
Na última Prova Brasil, a unidade teve a melhor classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Baixada e figurou em 29º lugar na lista das melhores escolas do estado. Também foi a única da região entre as 100 primeiras.
Das outras duas unidades beneficiadas, apenas uma já realizava algum programa de educação complementar, como é o caso da Chaperó, onde funciona o Escola Aberta, outro programa do Ministério da Educação. Para a Severina dos Ramos de Sousa, em Coroa Grande, que atende quase mil alunos, o Mais Educação deverá ser ainda mais importante. Até o dia 15 de fevereiro, serão avaliadas as atividades mais compatíveis com cada unidade, que englobam esporte, oficinas culturais e reforço escolar.

Casa de Cultura tem 370 vagas em oficiais de pintura e artesanato

Nesta segunda-feira, dia 9, a Casa de Cultura de Itaguaí abre inscrições para cursos gratuitos de artesanato. São 370 vagas divididas entre temas como pintura em tecido (90), pintura em tela (90), biscuit (60), bijuteria (45), arte com fibra de bananeira (45), pintura em madeira (30) e desenho artístico (10). Os cursos têm duração de 1 a 3 anos, com turmas infantis, para adulto e uma especial para idosos. As aulas acontecem uma vez por semana nos turnos da manhã (das 9h às 12h) e da tarde (das 14h às 17h).
Com enfoque na qualificação profissional, o objetivo dos cursos é ajudar os moradores a ampliarem sua renda. Algumas turmas, como a de desenho artístico, são preparatórias para a prova específica do vestibular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). De acordo com a coordenadora das oficinas, Kátia Rosana Freitas, além de capacitar jovens e adultos, as aulas podem ser utilizadas como terapia ocupacional para idosos.
“Depois que algumas senhoras trouxeram atestado médico indicando nossos cursos, surgiu uma demanda para a criação de uma turma especial para pessoas acima de 60 anos”, afirma a coordenadora. Os interessados devem comparecer à Casa de Cultura de Itaguaí, localizada na Rua Ismael Cavalcante, s/nº, Centro. É necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. As aulas do novo semestre começam no dia 6 de fevereiro. Mais informações: 2688-8460.

Nenhum comentário:

Postar um comentário